bem estar do motorista scaled

Bem-estar do motorista

Passar várias horas dirigindo já faz parte da nossa realidade, é por isso que sentir bem estar nesse momento é tão importante, ainda mais quando dirigir é também uma ferramenta para exercer sua profissão.

Todos os profissionais sejam eles taxistas, caminhoneiros e motoristas de ônibus, necessitam estar bem ao dirigir para manter a sua saúde, já que é isso é sinônimo de segurança para o motorista e as outras pessoas.

Alguns cuidados podem ser tomados para garantir que o corpo e a mente estejam bem para essa atividade que é desgastante.

Para todos aqueles que rodam muito na estrada, ou que costumam a trafegar longas distancias eventualmente, esse post foi preparado.

A alimentação e a sua influência

A alimentação assim como todas as outras necessidades fisiológicas são fatores que influenciam e causam impactos diretamente em nosso organismo. Dessa forma, quando ingerimos alimentos de má qualidade, logo, nosso corpo não trabalha direito, assim como o motor não funciona bem com um combustível ruim.

Por isso para manter o bem-estar ao dirigir, uma das primeiras preocupações de todo motorista deve ser sua alimentação.

A cultura do brasileiro nesse momento pesa bastante, porque a grande maioria não se preocupa e não planeja a sua alimentação, ainda mais quando pensamos em caminhoneiros.

E esse cuidado é essencial não somente ao pegar a estrada, mas em todas as refeições, isso porque certos grupos de alimentos, como aqueles gordurosos, carnes vermelhas, industrializados, fast food e derivados de farinha de trigo branca que causam cansaço e indisposição, isso porque a sua digestão é mais lenta e exige energia do organismo, provocando sono e ainda acarretando outros malefícios para a saúde integral.

O ideal é um cardápio leve e nutritivo.

A importância dos exercícios físicos

Dirigir por longos períodos podem prejudicar o condicionamento físico, desacelerar o metabolismo e provocar diversos problemas decorrentes do sedentarismo, como é o caso do colesterol alto, diabetes, obesidade, atrofia muscular, dores nas articulações e outros.

O ideal é uma rotina de exercícios físicos e organismo possa ser ativado e as atividades como musculação, hidroginástica e outras variadas que cumprem bem o papel de auxiliar a manter o coração em perfeito funcionamento.

Dirigir com sono e os riscos

A qualidade do sono para estar bem na estrada, sendo que para adultos o recomendado é um tempo de 6h a 8h de descanso ao dia. Uma mente exausta sofre o comprometimento da atenção, o raciocínio fica lento, os reflexos são atingidos, e pode levar o motorista dormir ao volante.

É por isso que deve ser respeitado para manter a energia corporal e mental.

O consumo de bebidas alcoólicas e energéticos

Toda bebida que contém álcool interfere no raciocínio, na percepção das coisas, sentidos e ainda compromete a coordenação motora e reflexos. Por isso, o consumo de bebidas alcoólicas e o volante JAMAIS serão uma boa combinação, e lembrando que dirigir embriagado é crime.

O uso de energéticos podem causar efeitos colaterais, como:

  •  Dor de cabeça
  • Palpitações
  • Irritabilidade
  • Agitação
  • Aumento da pressão sanguínea.

Seguindo as dicas que deixamos aqui, você vai sentir os benefícios em sua saúde e também na forma como você dirige.

Vários fatores combinados garantem que o organismo trabalhe bem, e sua mente mantenha um bom estado psicológico.

Curtiu esse post? Deixa o seu comentário! 🙂

E se você quer rodar ainda mais seguro, cote seu seguro auto conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *