Como Conquistar um Planejamento Financeiro Equilibrado?

Ter um controle financeiro equilibrado é essencial para ter um controle maior e mais preciso dos seus gatos e ganhos do mês ou até mesmo do ano. Se você resolver comprar um carro ou fazer um Seguro de Vida, ou até mesmo um Seguro para o seu celular, é muito importante que você tenha o controle da sua saúde financeira para não acabar se endividando ou criando muitas contas. A combinação entre planejamento e organização financeira permite acompanhar, com clareza, o movimento de suas receitas e despesas.

Defina suas metas e prioridades

Você sabe qual é o seu objetivo? Pode ser a compra de um imóvel (longo prazo), a aquisição de um carro (médio prazo) ou aquela viagem de férias (curto prazo) que você tanto deseja. Além disso, ao definir uma meta, também é importante estabelecer o tempo de que você dispõe para concluí-la. Sem prazo, fica bem mais complicado mensurar se está no caminho certo, e você acabará deixando de lado o seu projeto.

Elimine as compras por impulso

Ao calcular o total que costuma gastar com itens supérfluos, você se surpreenderá com a economia que poderia ser feita. O resultado final será a utilização mais racional do seu dinheiro.

Como colocar a organização financeira em prática

  • PAGUE SUAS DÍVIDAS: Por mais que possa parecer difícil, pagar as dívidas é o primeiro passo de uma boa organização financeira.
  • ADQUIRA O HÁBITO DE ECONOMIZAR: Com as dívidas resolvidas, agora é hora de colocar em prática o costume de poupar. Mesmo que você ganhe pouco, tente ao menos reservar 10% do quanto ganha. Por exemplo, se o seu salário é de R$1.000, separe R$100 todo mês e guarde esse valor.
  • INVISTA BEM O DINEHIRO:  Uma boa alternativa é o consórcio, pois ele é considerado um investimento de baixo risco, mas com boa rentabilidade.
  • PESQUISE ANTES DE COMPRAR: Outra maneira extremamente importante de valorizar seu dinheiro é passar a efetuar pesquisas antes das compras.

Finalmente analise a seguinte pergunta: será que o seu estilo de vida condiz com a sua realidade financeira e com os seus objetivos de vida? Ao responder essa pergunta com honestidade, você perceberá que é possível melhorá-la ainda mais, por melhor que seja sua relação com o dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *