fbpx

Como economizar para fazer um consórcio

Se você busca parcelas mais baixas, e não quer arcar com os juros altos cobrados nos financiamentos, o consórcio de carro é uma excelente opção para você. Sabe porque? O planejamento antecipado garante a conquista do carro desejado gastando menos e com muito mais controle sobre as finanças!

Para ajudar você nesse caminho que vamos seguir nesse post.

O que é exatamente um consórcio?

O consorcio consiste na formação de um grupo de pessoas que se unem com o mesmo interesse em comum que é: juntar dinheiro para alcançar um objetivo. Funciona assim, todos pagam uma parcela mensal, e ao menos um membro do grupo é contemplado a cada mês com a carta de crédito, que é o documento que permite a compra o bem desejado.

Quem participa pode ser contemplado a qualquer momento, entre o primeiro e o último mês, por isso é importante se planejar para:

  1. Esperar sua contemplação
  2. Oferecer lances, caso queira
  3. Pagar as parcelas na data correta
  4. Arcar com as despesas da documentação do bem

Agora vamos ao que interessa. Como juntar dinheiro para o consórcio?

Saiba sua renda e suas despesas

O primeiro passo para economizar dinheiro é necessário que você determine quanto dinheiro você ganha, afinal, se você não entende completamente os fundos depositados em sua conta, você não pode sequer considerar um planejamento financeiro. Para fazer isso, pegue seu salário (e o salário de seu cônjuge) e analise seu salário líquido.

Desconte imediatamente as despesas fixas, como contas de água, luz, telefone, alimentação, saúde e educação. E depois considere os gastos variáveis que são classificadas como vestuário, lazer, entretenimento e eventuais imprevistos. O resultado final são, na verdade, fundos que você pode gerenciar melhor e usar para pagar as futuras parcelas de autofinanciamento.

Converse com os familiares

Agora que você determinou sua renda e tem registros de despesas básicas, é hora de ter uma conversa aberta com sua família.
Conte a seus filhos sobre seu plano ou qualquer outra pessoa que more com você, como pais e irmãos. Explique que você deve contar com a ajuda e compreensão de todos para economizar dinheiro, já que um carro beneficia a todos os que estão envolvidos próximo de uma forma ou de outra.

Evite comprar por impulso

As compras planejadas são grandes aliadas para uma disciplina financeira. Afinal, quando você resiste ao impulso de comprar sem pensar você não corre o risco de cair em falsas promoções, gastar desnecessariamente ou comprar sem nenhuma vantagem real.

Elimine gastos excessivos

Um dos maiores inimigos de um bom orçamento são despesas ocultas, aquelas despesas que você nem percebe. Comece com o básico, reduza suas contas de energia e água. Como substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes ou LED, eles são mais modernos, têm uma vida útil mais longa e custam menos. Evite também banhos excessivamente longos e use grandes quantidades de água em um ambiente limpo. Fique atento a vazamentos e infiltrações, que são a principal causa de desperdício de água nas cidades.

Corte os pequenos gastos

Uma das falhas mais comuns é a subestimação de pequenos gastos, mesmo que pareçam insignificantes, não os ignore. Isso porque somados no final do mês podem se tornam importantes.

Não deixe para amanhã

Não deixe para começar mês que vem ou até mesmo na próxima semana. Comece a desenvolver bons hábitos desde agora, pense nos pequenos sacrifícios diários mas que trarão grande felicidade e conquista para seu futuro.

Quanto do seu orçamento deve ser reservado para o consórcio?

O sonho do carro novo pode ser grande, mas o preço a ser pago precisa caber no seu bolso. Por isso, entenda o quanto do seu orçamento pode ser dedicado ao consorcio.

Para isso, procure um consorcio com as prestações mais baixas, que envolva produtos e serviços mais baratos e com prazo mais longo.

Se prepare para ser contemplado

Se preparar para o momento em que for contemplado é tão importante quanto todos os demais passos, porque quando conquistar sua carta de crédito e comprar o sonhado veículo, ele vai exigir de você outros cuidados.

Você vai também precisar reservar seu orçamento para o seguro do carro, combustível, impostos e outras despesas que todo carro demanda.

Agora que você já sabe como fazer um consórcio sem comprometer sua renda, e vai perceber que na verdade economizando e planejando cada mês é possível garantir a conquista dos seus bens.

Você pode começar fazendo a simulação do consórcio e se planejar adequadamente e quando perceber vai ver que seu sonho de 4 rodas está mais próximo do que você imagina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *