fbpx

Com dia das crianças chegando pensamos em trazer um tema que fosse diferente dos demais exibidos na internet, e como a cultura Brasileira ainda está engatinhando quando falamos em educação financeira, e quando comparamos com outros países. Então se torna também uma missão para nós auxiliar nessa conscientização.

O fato é que pessoas com mais de 40 anos já cresceram em um período de inflação altíssima, quando não fazia nenhum sentido o planejamento financeiro de médio e longo prazo. A incerteza sobre os rumos da economia sempre irá existir, mas nesse período era ainda maior. Por isso, muitos pais de hoje não possuem a cultura do planejamento financeiro, e isso vai dificultar o desenvolvimento de assuntos financeiros com seus próprios filhos. Mesmo com ressalvas, a conjuntura econômica nos permite fazer planos, e até orientar os filhos com relação ao dinheiro.

A infância é um bom momento para educar as crianças na questão financeira, porque é quando criam hábitos de consumo saudáveis, e que vão refletir no futuro.

Porque o exemplo dos pais é importante?

As crianças precisam sentir o estimulo, isso pode afetar até em uma situação aonde elas possam colaborar economizando por exemplo.

Algumas razões para praticar a educação financeira:

  1. Aprender a planejar

As crianças precisam aprender que comprar um objeto de valor mais alto precisa ser planejada. Uma boa forma para praticar é envolvê-los no planejamento de uma viagem..

2. Aprendendo a guardar dinheiro

Desde cedo aprender que o dinheiro precisa ser poupado, e isso auxilia a se tornarem adultos mais responsáveis, e preparados para uma insCrianças que recebem mesada ou são remunerados por tarefas, devem ser incentivados a guardar dinheiro para começar a desfrutar a compra de alguns bens.

3. Controle de gastos

Quem vive com orçamento sob controle pode garantir uma vida de qualidade, super aqueles que com os custos desorganizados e que gastam mais do que a renda.

Esperamos que este conteúdo te ajude a iniciar esse bate papo com seus filhos, assim você estará formando indivíduos com habilidades para se saírem melhor lá na frente, e desfrutarem de uma vida pessoal e profissional muito melhor.