O impacto das mulheres no mercado de trabalho

Cada vez mais unidas e com projetos crescendo as mulheres e o empoderamento feminino está causando um grande impacto no mercado de trabalho.

O empoderamento feminino vem crescendo cada vez mais e se resumo em conceder a participação social as mulheres, ainda mais mostrando um posicionamento fortíssimo em todos os campos.

Dentro desse empoderamento foi desenvolvido pela ONU Mulheres uma lista com os 7 princípios básicos do empoderamento feminino:

  • Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
  • Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.
  • Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
  • Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.​
  • Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.​
  • Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
  • Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.​

 

Com essa crescente grades trabalhos feitos com essa sororidade tem alcançado grades impactos.

 

#Maternativa

Um grande trabalho é o Maternativa, um portal de compartilhamento de informações e geração de conteúdo com um foco em mães empreendedoras com compra e venda de serviços para esse segmento.

O foco em mães empreendedoras (que não é nada fácil, nem um nem outro) ainda conta com cursos, workshops para reflexão, inspiração ferramentas para negócios com o foco no negócios, no empreendedorismo, fortalecendo futuras empresas.

 

 

Mulheres de Impacto

 

#Luiza Helena

Também conhecida como a rainha do varejo, Luiza Helena é dona da Magazine Luiza, começou a trabalhar cedo na loja de seus tios, pela sua trajetória passou de balconista a gerente geral e quando assumiu a loja de bairro em 1991 levou a um patamar gigantesco, hoje conta com mais de 700 lojas e em 16 estados com grandes faturamentos.

 

#Zica Assis

Com o sucesso da companhia Beleza Natural foi eleita uma das dez mulheres mais poderosas do brasil. Com uma rede de salões de beleza que emprega mais de 1700 pessoas. Com seus 21 anos fez um curso de cabeleireiro e procurou entender por que os fios de cabelos eram tão grossos e viu que a maioria da população tinha cabelos ondulados e/ou crespos, porém a maioria dos produtos e tratamentos não tinha esse foco, hoje sua rede faz mais de 80 mil tratamentos por mês.

 

#Adriana de Oliveira Melo

A médica que se dedica a grávidas, trabalha no interior da paraíba, testemunha as mães que tiveram filhos diagnosticados com a má formação do cérebro.

Foi a primeira profissional a ligar a microcefalia com vírus zika, de forma inédita no mundo, foi detectado já no segundo semestre de 2015.

Adriana é obstetra com mestrado, doutorado e pós-doutorado em parto, saúde materno-infantil e saúde da mulher.

 

Ações Empresariais

#Grupo Boticário

O grupo boticário tem cerca de 56% de mulheres como colaboradoras, com isso ao decidir com a maternidade elas contam com vários programas, como o Programa de Gestantes, que também inclui as esposas de colaboradores. Após o nascimento também continua os programas, com profissionais visitando periodicamente as mães e as filhas (os) em casa, com orientação e cuidados.

 

#Unilever

A Unilever conta com 50% de sua liderança com mulheres, com uma estratégia de diversidade, também ligada a sua expansão e também preocupado em reduzir o impacto ambiental e ter um impacto positivo na sociedade.

 

 

Seguros

As mulheres impactam diretamente na criação de novos produtos e serviços e dentro de segmentos enormes como a de seguros, seguradoras como a SulAmérica, Porto Seguro entre outras criaram o Seguro de Vida Mulher com um benefícios diferenciados para o públicos.

 

#Características delas

#Intuição Feminina

Com pesquisas apontando que mulheres podem lelr melhor expressões faciais, linguagem corporal e emoções isso faz com que elas tenha uma intuição muito forte, tendo uma visão sintonizada com essas pistas não verbais.

 

#Multifuncionalidade

Com o século XXI isso tem se tornado frequente para todo mundo, porém pesquisas da BMC Psychology também apontam que na troca rápida de tarefas as mulheres também se saem melhor, a diferença mostra resultados quando se acumula durante a semana.

 

#Detalhistas

Preocupadas com detalhes essa qualidade no mundo corporativo pode fazer diferença, alguns trabalhos precisam estar nos mínimos detalhes e as mulheres são super-detalhistas.

 

#Altruísmo

Com a intuição de mãe e também a intuição feminina elas sempre colocam as necessidades dos outros acima das suas, isso para tornar o mundo um lugar melhor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *