fbpx

O Câncer de Próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Apesar desta doença ser bem comum, por desconhecimento e por medo, a maioria dos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida. É por isso que devemos valorizar e reconhecer o valor das campanhas de saúde e o quanto podem beneficiar a população.

A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar o tumor em sua fase inicial, possibilitando melhor as chances de um tratamento eficaz.

Como detectar?

Pode ser feita por meio de investigação, com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais ou sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

Sinais e sintomas:

  • Dificuldade de urinar
  • Diminuição do jato de urina
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
  • Sangue na urina

Então separamos 5 dicas para ajudar na prevenção do câncer de próstata

  • Evitar o consumo de álcool e cigarros. Pesquisas e estudos comprovam ambos podem ser um dos principais fatores para o câncer em geral.
  • Dê um cuidado especial para sua dieta alimentar, carboidrato e carne vermelha processada podem ser grandes agentes prejudiciais para a sua próstata.
  • Não fazer o uso desorientado de medicamentos que seu organismo não está acostumado, pois os componentes podem ser prejudiciais ao seu corpo.
  • Fazer exercícios físicos para o organismo ficar saudável e sem toxinas nocivas.
  • Atividades sexuais saudáveis podem ajudar no melhor funcionamento da próstata.

Além desses fatores que irão te ajudar na prevenção, fique atento aos parentes próximos, pois o câncer de próstata tem a hereditariedade como fator relevante na causa da doença.

Manter hábitos saudáveis é a melhor maneira de prevenir a doença como não tem nenhuma prevenção absoluta. Essas dicas não vão inibir a pessoa de ter câncer, porém auxiliam na diminuição de riscos para aderir a doença.

Tratamento:

A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

Para doença localizada que só atingiu a próstata e não se espalhou para outros órgãos, o seu tratamento é através de procedimento cirúrgico, radioterapia e até mesmo observação vigilante.

Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia, em combinação com tratamento hormonal tem sido utilizado.

O Plano de saúde pode ser um aliado na medicina preventiva para detecção precoce de doenças.

Conte com o auxilio de nossos consultores especialistas para simular o seu plano.