Copia de Copia de Copia de Copia de Sem nome 1 1 | Prime Secure

O que é e como funciona o Open Insurance

Agora, tudo é Open. Open Banking, Open Investment, Open Finance e porque as seguradoras não seriam? Chegou o Open Insurance, um sistema que vai mudar totalmente a forma como nos relacionamos com as empresas de seguro. Da tradução livre do inglês, Open Insurance significa “seguro aberto” e, assim como no Open Banking, o compartilhamento de dados dos segurados trará inúmeros benefícios e abrirá um grande leque de oportunidades. Nesse modelo de negócios ousado, o poder de escolha está na mão do cliente e isso vai transformar o mercado.

O foco é permitir que o consumidor tenha a liberdade de levar as suas informações para onde ele quiser. Bom, né? Assim será possível melhorar os serviços e ter uma concorrência mais ampla entre as companhias. E só quem tem a ganhar com o Open Insurance é você!

O que é o Open Insurance?

Para começar, é um sistema no qual todas as empresas do ramo deverão ter uma tecnologia padronizada para facilitar a comunicação entre elas. Ou seja, é um ecossistema no qual o compartilhamento de dados, hábitos e preferências dos consumidores ficam abertos para que empresas possam entender a melhor forma de ofertar produtos e serviços para cada perfil de cliente.

E na prática, como vai funcionar?

Com informações sobre as preferências de compra, infraestrutura, tecnologias, experiência do usuário, produtos, assistências e toda a jornada do consumidor, o mercado de seguros estará aberto para transformar tudo em uma oferta única e personalizada, mas o poder de compartilhar esses dados está na mão do consumidor e ele tem todo direito de não aceitar que outras empresas acessem suas informações. 

Vantagens do Open Insurance

Com o novo sistema, o cliente passará a ter muito mais relevância no mercado de seguros. Vai chover novidades e benefícios:

  • Cliente como ponto de partida

As prestadoras desse tipo de serviço ficarão mais atentas aos desejos do cliente e terão de criar vantagens para que ele fique fiel a uma única marca.

  • Mais autonomia ao consumidor

A Prime Secure, que é pioneira com sua plataforma 100% digital, lidera esse movimento de oferecer um seguro sem tantas burocracias e de fácil acesso. Contudo, existem seguradoras que não são nada fáceis de lidar. E justamente essas terão que entrar nessa nova era de processos mais ágeis.

  • Mais competição

E com essa livre-concorrência, o cliente poderá comparar os planos e contratar apenas aquilo que o interessa.

De acordo com os especialistas, esta é apenas a teoria de todos os benefícios que o Open Insurance pode trazer. Na prática, pode ser muito melhor. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X