saude financeira

O Que É Seguro Invalidez?

Um seguro é um contrato que você faz e que visa proteger você ou seus familiares financeiramente em caso de morte ou acidente.

Seja um escorregão no piso molhado, um corte com a faca de cozinha ou uma batida de carro, nossa rotina traz diversas situações e possíveis acidentes, e alguns são bastante perigosos.

Por isso, é importante se preparar financeiramente caso algo inesperado aconteça e desvie você daquilo que estava nos seus planos. É justamente nisso que o seguro invalidez vai te ajudar. 

Ao garantir uma cobertura por invalidez, se um acidente acontecer e te privar de qualquer capacidade motora, física ou biológica, você poderá contar com a indenização para cobrir os gastos hospitalares e manter o seu estilo de vida.

Dicas valiosas:

  • Antes de contratar um seguro invalidez, confira quais tipos de acidentes ele cobre;
  • Dê preferência para o seguro invalidez que cubra a perda com condição majorada, quer dizer, para receber 100% da indenização não é preciso perder 100% dos membros, por exemplo;
  • As consequências de uma tentativa de suicídio*, após o período de carência, podem ser consideradas acidente;
  • Nem toda seguradora oferece o seguro invalidez isolado do seguro de vida, o que deixa o prêmio mais caro.

Continue conosco e entenda tudo que você precisa saber sobre o seguro invalidez.

O que é seguro invalidez 

O seguro invalidez é uma forma de proteção financeira em face de qualquer acidente que venha a comprometer, anular a capacidade ou causar a perda de um membro, sentido (visão ou audição) ou órgão do segurado.

É importante não confundir o seguro invalidez privado com a aposentadoria por invalidez do INSS. Neste último, a invalidez é de carácter funcional, ou seja, compromete necessariamente o exercício da profissão pelo contribuinte.

É fundamental atentar para a natureza da cobertura por invalidez adquirida, pois ela pode ser parcial ou total e ter especificações quanto à causa da invalidez, como:

  • invalidez laboral;
  • invalidez por acidente;
  • invalidez por doença.

Deve-se observar também se a cobertura por invalidez é ou não majorada. Isto é, se ela não for majorada, para o segurado receber 100% da indenização é necessário perder ambas as mãos ou pés, do contrário, pode estar sujeito a um pagamento percentual de acordo com uma tabela. 

Já na cobertura com condição majorada, o pagamento total da indenização é feito para algumas condições que seriam consideradas parciais em outros contratos.

Existem outros detalhes cruciais para se ter cautela antes de contratar um seguro invalidez, veja a seguir os tipos e o funcionamento de cada uma das principais coberturas por invalidez.

Seguro invalidez total

O seguro invalidez total cobre a perda ou restrição total de um membro, sentido ou órgão. O segurado ou beneficiário recebe o valor integral da indenização mediante, por exemplo, a perda total da visão do olho esquerdo. 

Se o seguro tiver o complemento de majoração, se não, a perda é considerada como parcial, o que nos leva ao próximo tipo de cobertura por invalidez.

Seguro invalidez parcial

Já o seguro invalidez parcial garante que o segurado ou beneficiário receba uma parte da cobertura, em porcentagem, de acordo com o grau da invalidez e qual parte do corpo ela atingiu.

Por exemplo, se o segurado perdeu parte do polegar esquerdo, ele recebe uma porcentagem de acordo com o dano sofrido.

Os valores e parcelas da indenização são estipulados previamente por tabela. Não deixe de conferi-la durante a contratação do seu seguro invalidez.

Qual a diferença entre o seguro por invalidez total e o parcial?

O seguro por invalidez pode ser parcial ou total, a depender do grau da perda, redução ou impotência sofrida pelo segurado. 

No caso da invalidez parcial, o segurado recebe uma fração da indenização em função da gravidade do dano sofrido pelo titular da apólice, de acordo com o tabelamento pré-definido disposto nas Condições Gerais da seguradora.

O seguro por invalidez total, por sua vez, cobre a perda ou impotência total de um membro ou órgão. Nessas circunstâncias, o segurado recebe o valor total da indenização. Estando sujeito a não receber porcentagens em perdas parciais de membros e falanges.

Quais as vantagens de contratar esse tipo de serviço?

Como seria se algo te impedisse de trabalhar hoje? Você teria reservas para bancar seu estilo de vida por quanto tempo?  Qual seria o prazo para você se adaptar e conseguir uma nova fonte de renda?

Ao imaginar a situação e responder a essas perguntas, com certeza, você percebeu algumas das vantagens de contar com o seguro invalidez, especialmente se você for:

  • empresário, 
  • microempreendedor (MEI), ou
  • autônomo. 

A principal vantagem de adquirir um seguro invalidez é proporcionar estabilidade para você e sua família até você se recuperar de um acidente.

Mas, nem todo seguro é igual. Não é em qualquer seguradora que você pode contratar um seguro invalidez sozinho, por exemplo.

O mesmo vale quando o assunto é majoração. A cobertura majorada é um benefício extra já que você receberá o valor total da indenização mesmo se perder a função de apenas um dos membros (mão, pé, olho, braço, perna e etc). 

Faça Já Sua Cotação do Seguro De Vida E Tenha A Cobertura De Invalidez Total ou Parcial CLICANDO AQUI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *