Outubro Rosa – Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama

Sumário

O Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, foi criado no inicio da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o intuito de promover a informação e conscientização sobre a doença. E mais do que isso, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnostico e de tratamento contribuindo para a cura.

Nesse mês que representa esta campanha, precisamos olhar com atenção para a saúde, além de lutar pelos direitos do tratamento de qualidade.

Sobre o câncer

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células que geram o cisto.

Exames para detecção precoce

Mulheres a partir dos 40 anos devem fazer anualmente, o exame até os 49 anos o exame é clínico das mamas, com profissional de saúde capacitado (médico ou enfermeiro) nas Unidades Básicas de Saúde. Caso seja identificada alguma alteração suspeita, o profissional pedirá uma mamografia para confirmação diagnóstica. Já entre os 50 e os 69 anos é recomendada a realização de mamografias de rastreamento, a cada dois anos. Mulheres com risco aumentado de desenvolver câncer de mama (as que têm mãe ou irmã com câncer de mama antes dos 50 anos; história familiar de câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino) devem iniciar o acompanhamento aos 35 anos.

Há alguns sinais e sintomas que ajudam a identificar esta doença. Eles são:
Nódulo único endurecido.

  • Irritação ou abaulamento de uma parte da mama.
  • Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo).
  • Edema (inchaço) da pele.
  • Eritema (vermelhidão) na pele.
  • Inversão do mamilo.
  • Sensação de massa ou nódulo em uma das mamas.
  • Sensação de nódulo aumentado na axila.
  • Espessamento ou retração da pele ou do mamilo.
  • Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos.
  • Inchaço do braço.
  • Dor na mama ou mamilo.

Caso você perceba algum deles, procure seu médico imediatamente. Não deixe de cuidar da sua vida, não deixe para amanhã, pois todo dia é importante e crucial para a cura do câncer de mama.

Prevenção

Embora não seja completamente possível evitar o surgimento de um câncer de mama, já que está ligado a alterações genéticas herdadas ou adquiridas ao longo da vida, existem bons hábitos que quando praticados podem ter impacto significativo no combate.

  1. Exames de rotina

Uma pesquisa mostra que 66,2% dos casos de câncer de mama são descobertos pelas próprias pacientes ao notarem alguma alteração na mama.

Entretanto é importante não confiar apenas no autoexame. Isso porque muitas vezes, o tumor não consegue ser percebido apenas através do toque.

Especialmente na fase inicial – quando o nódulo tem tamanho reduzido e, consequentemente, a chance de cura é maior – é imprescindível a realização da mamografia para detecção da doença.

2. Alimentação

Ter uma vida saudável é uma receita certa para prevenir o câncer de mama. Segundo o Inca, 30% dos casos desse tipo de doença podem ser evitados com bons hábitos. Uma dieta equilibrada evita o sobrepeso e melhora a qualidade de vida. Assim sendo, alimentos industrializados, enlatados e conservados contém agentes cancerígenos na composição e devem ser evitados.

3. Atividades físicas

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Mastologia aponta que mulheres com excesso de gordura abdominal apresentaram 74% mais chance de ter câncer de mama.

Assim sendo, a prática de atividade física pode diminuir os riscos em cerca de 1/3 os riscos de desenvolver câncer de mama.

A prevenção é a melhor maneira de lutar. Faça mamografia regularmente e mantenha hábitos saudáveis!

Se você está querendo ainda mais tranquilidade, saiba que existe um Seguro de Vida especialmente para Mulheres com cobertura de até R$ 250.000 no tratamento do câncer. Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores.

Por quanto tempo um gato

Se você já precisou se ausentar de casa por alguns dias, provavelmente, se perguntou “por

Viagem com os amigos: conheça

Nos dias de hoje, com rotina agitada, e sem ter tempo para encontrar os amigos

Como tirar o visto americano:

Quer ir aos Estados Unidos e não sabe por onde começar a preparar a documentação