Atualmente, as opiniões sobre a castração dos animais são divergentes. É conhecida por ser um método eficaz para deixar o seu pet mais sossegado, diminui as chances de transmissão de doenças e alivia o temperamento.  

Procedimento

A Castração é um procedimento simples, rápido e se você garantir um bom plano de saúde para o seu pet será seguro. Nos machos são removidos os testículos através de uma incisão. O procedimento nas fêmeas retira o útero e ovários.

Algumas vantagens do procedimento

  • Deixa os animais menos agressivos

Os pets produzem o hormônio testosterona como nós, mas neles o efeito é diferente, pois estimula um comportamento mais agressivo, o que gera muitas vezes brigas com outros bichinhos durante os passeios, ou até com os de próprio convívio. Com a castração serão mais amigáveis. Outro ponto é a diminuição do instinto de urinar em todos os locais e marcar o seu território.

  • Prolonga a vida

O procedimento aumento em pelo menos 5 anos a expectativa da vida dos pets. Ao prevenir o índice de operações no período da velhice, onde está com um risco já mais elevado.

  • Deixa o pet mais tranquilo

Na castração a energia armazenada diminui, ela inibe o metabolismo e provoca mudanças hormonais nos cães e nos gatos, e assim provoca maior estado de relaxamento.

 Pós-cirúrgico

Cães: Após a cirurgia, os cães costumam tomar anti-inflamatórios, analgésicos e até antibióticos. É preciso administrar bem, respeitando horário e quantidade correta. O período para a recuperação podem variar entre 7 e 12 dias.

É importante ter uma companhia sempre que possível para observar. O seu veterinário irá fazer a indicação de como deve ser a limpeza do local até o seu retorno.

É recomendado que utilizem um macacão cirúrgico ou o colar elizabethano, conhecido como “cone” que inibe o movimento para que não fique coçando e lambendo o local dos pontos.

Gatos: O ideal é colocá-lo em um local quente, escuro e silencioso para sua recuperação nas primeiras 24 horas.

O seu comportamento pode ser alterado, pode se tornar mais agressivo, morder ou arranhar, então esteja atento.

Também é recomendado que observe e esteja perto para verificar quais são as suas atividades no período da recuperação.

Os veterinários costumam indicar injeção após a cirurgia para a dor. E respeite a prescrição dos medicamentos, pois muitos tentam medicar em casa e é um erro que pode causar complicações mais graves.

Não permita que ele suba escadas, caminhe, corra ou brinque como de costume durante a primeira semana, pois pode atrasar o processo de cicatrização.

Para finalizar, embora seja um procedimento comum e seguro, é importante que você faça a opção do local com boa indicação de profissionais. Fazer exames prévios também é importante para minimizar as chances de um ter um problema.

Mais artigos

Dicas de Como Criar o Seu Cachorro em Apartamento Dicas de como criar o seu cachorro em apartamento As residências estão cada vez menores, e a tendência urbana é que diminuam ainda mais. Em alta ...
A Vacinação dos PETS A Vacinação dos PETS A vacinação do seu PET é super importante para mantê-los saudáveis, é a melhor forma de proteger cães e gatos contra doenças...