Advertorial

Sumário

Se você já precisou se ausentar de casa por alguns dias, provavelmente, se perguntou “por quanto tempo um gato lembra do dono”? Isso porque, apesar de carinhoso e cheio de amor para dar, o bichano expressa os sentimentos de uma forma um tanto diferente. 

Por isso, é difícil saber se o bigodudo sente saudades dos tutores. Se você está com essa dúvida, não se preocupe. Elaboramos um guia que vai responder a todas as suas perguntas! Continue lendo para descobrir por quanto tempo um gato lembra do dono!

Os gatos possuem memória?

Antes de responder por quanto tempo um gato lembra do dono, precisamos explicar se o gato tem memória. Cientistas da Universidade de Kyoto, no Japão, fizeram um estudo publicado em 2016 sobre esse tema.

Os pesquisadores colocaram 48 gatos em uma sala com 4 potes, 2 com petiscos e 2 vazios. Depois, tiraram os pets da sala e retornaram os peludos para o mesmo local após 15 minutos. Quando chegavam ali, imediatamente, os gatos procuravam justamente os potes que tinham petiscos anteriormente. 

Com esse experimento, os cientistas concluíram que os gatos têm memória, pois um evento que ocorreu anteriormente influenciou a ação deles! Ou seja, seu pet é perfeitamente capaz de lembrar de você. Porém, será que isso realmente ocorre?

Por quanto tempo um gato lembra do dono?

Apesar de concluir que os bichanos têm memória, a pesquisa anterior analisou um intervalo de apenas 15 minutos. Isso não responde por quanto tempo um gato lembra do dono, já que um pet costuma viver com os tutores por muitos anos. 

Na verdade, nem mesmo a ciência pode ajudar com essa pergunta. Isso porque é impossível determinar por quanto tempo dura a memória do felino. Não há pesquisas registradas sobre um estudo tão profundo. 

Por outro lado, talvez, não seja necessária uma pesquisa para saber se o gato lembra do dono! Quem convive com um bichano, sabe que esse pet mantém amor e carinho por muito tempo!

Gato sente saudade do dono?

Determinar por quanto tempo um gato lembra do dono é uma tarefa difícil. Contudo, será que o gato sente falta do dono? Para essa pergunta mais simples, podemos recorrer novamente à ciência! 

Em 2015, pesquisadores da Universidade de Lincoln, na Inglaterra, tentaram entender o comportamento do felino! Para isso, realizaram um experimento simples: 20 gatos foram colocados em uma sala junto dos tutores. Depois de algum tempo, os tutores saíram, e os bichanos ficaram acompanhados de estranhos.

Por fim, os pets ficaram completamente sozinhos no ambiente. Em todos esses momentos, as reações dos felinos foram registradas e analisadas. Os resultados foram bem surpreendentes!

O resultado do experimento

O estudo para saber se o gato sente saudade do dono concluiu que um bichano é mais independente do que se imagina! Isso porque as reações nas três situações descritas, com os tutores, estranhos e sozinhos, não foram tão diferentes entre si. 

Dessa forma, os pesquisadores concluíram que um felino possuem um senso de dependência pequeno. Essa característica é chamada “laço de segurança”, muito utilizada para medir a dependência dos bebês. Em outras palavras, por mais que um gato goste dos tutores, ele não se sente tão incomodado quando está sozinho! 

A independência e o carinho dos felinos

Não se deixe levar por apenas um estudo! Determinar a memória do gato é uma tarefa difícil, e isso não quer dizer que ele esqueça dos donos. Outra pesquisa realizada pela Universidade de Oakland, nos Estados Unidos, demonstrou que um felino possui conexão com o tutor. 

No teste, cientistas analisaram as reações do bichano ao ver o tutor feliz, triste ou com raiva. Depois, um experimento semelhante foi feito com desconhecidos. Eles descobriram que o bichano reage de forma muito mais intensa quando interage com os tutores. 

Assim, concluiu-se que o bigodudo sabe interpretar as emoções dos tutores e agir de forma diferente de acordo com cada situação! Essa é uma pesquisa inédita, que demonstrou que um bichano é capaz de entender diferentes emoções e demonstrar até empatia!

Como perceber que seu gato ama você

Os estudos e as pesquisas científicas ajudam a entender um pouco mais o comportamento do felino. Entretanto, se você tem um bichano em casa, sabe que seu filho de quatro patas é puro amor! Apesar de discreto, o bigodudo sempre encontra um jeito de distribuir carinho. As maneiras que seu gato declara amor por você são:

  • dormindo com você; 
  • lambendo e distribuindo mordidinhas;
  • miando de forma rápida e curta sempre que você chega;
  • olhando para você e piscando demoradamente; 
  • ronronando sempre que você chega; 
  • deitando e mostrando a barriguinha fofa;
  • esfregando-se nas suas pernas.

Pode ser difícil determinar por quanto tempo um gato lembra do dono, mas uma coisa é certa: esse pet é feito de fofura, amor e carinho! Claro, seu bichano não vai receber você com uma festa na porta de entrada, como o cachorro faz, por exemplo.

Isso ocorre porque o felino possui uma forma diferente de demonstrar afeto. Assim como os humanos, cada pet tem uma personalidade. É justamente isso que faz os amigos de quatro patas serem tão especiais! 

Cidades Brasileiras Que Têm Um

Muitos brasileiros sonham em conhecer a Europa. Existem diversas cidades espalhadas pelo Brasil que possuem uma

Dicas de Cuidados Para se

A terceira idade também chega para os cães, e é importante ficar atento a isso,

6 dicas para uma viagem

Viajar para o México tornou-se o desejo de muitos viajantes, especialmente por tratar-se de um

Credibilidade, experiência e transparência são características que norteiam a Prime Secure. Desde 2015 a nossa proposta é inovar na área de corretagem de seguros, através de tecnologia e eficiência, oferecemos qualidade em serviços para proteger e assegurar os bens e patrimônios de nossos clientes e parceiros.

Contato

Corretora@primesecure.com.br

+55 (11) 3511-0708

Siga a Prime Secure

Escolha uma das Opções Abaixo: