Fumar. Liberte-se

Há décadas atrás fumar era associado a poder, charme, elegnância e diversos outros adjetivos que incentivava, não apenas isso, mas criava uma certa cultura, o hábito do fumo estava presente em toda parte.

Desde os filmes, bares, restaurantes e nas propagandas, hoje já proibidas. Tal geração foi marcada pelo fumo, porém vivemos um tempo que isso está cada vez mais distante.

Vemos ao passar do tempo o inverso dos benefícios do cigarro, proibição em lugares fechados, nada de propaganda, embalagens com avisos e imagens sobre os malefícios do cigarro.

Porém o grande fator é a conscientização disso e uma nova galera que busca se afastar do tabaco.

Fumantes

Mesmo com as tais advertências, existem uma gama alta de fumantes, alguns ainda são sobreviventes do fumo outros estão presos a essa cultura, onde buscam uma escapatória e refúgio com o cigarro?

A maioria esmagadora dos fumantes tem início antes dos 19 anos, quando ainda estamos nos formando como indivíduo.

Trazendo uma expectativa positiva, estimulante ao nosso sistema nervoso central, logo gera uma dependência psicológica. E esses fatores prendem a pessoa ao cigarro.

Seus males

Com problemas especialmente ligados à circulação e ao coração, o cigarro pode gerar mais de 50 doenças.

Com quase 5000 substâncias tóxicas a cada fumo você traz essas substâncias à tona ao seu corpo.

Os males a saúde são gigantesco, sem falar no cheiro, disposição na rotina, e aos custos altos, já que o preço é elevado.

Sabemos também no impacto por exemplo no seguro de vida, que pode ter uma variação de até 30% para os fumantes.

Cerca da metade dos fumantes brasileiros desejam parar de fumar, porém acabam esbarrando em diversos obstáculos.

Os benefícios em parar de fumar.

Dos tal males do cigarro, já conhecemos mas e quando paramos de fumar qual o beneficio alcançado?

Ao fumante em uma primeira semana sem fumo, já se pode notar mudanças. E ao longo do tempo sem fumar os benefícios só aumentam.

Sua pressão sanguínea é normalizada (cerca de 20 minutos após parar de fumar) e seus batimentos cardíacos normalizam.

Mais Oxigênio. Depois de mais ou menos 8 horas suas células começam a receber mais oxigênio.

E dentro disso há outras coisas que vão refletir, consequentemente sua respiração melhora, seu hálito passa a ter frescor, assim como a sua casa fica sem o cheiro de cigarro (geralmente os fumantes não percebem isso).

Aumento da sensibilidade no olfato e paladar são mais notórios.

Folego extra, menor risco de ataque cardíaco e doenças cardíacas, melhora em sistema imunológico, menor risco em outros problemas como câncer, AVC, além de diminuir o envelhecimento (o cigarro pode provocar o envelhecimento precoce). E outros reflexos, como fertilidade, atividade sexual, dentes mais sauda´veis.

Como parar de fumar?

Parar de fumar é um desejo e que pode ser alcançado, reomendamos a procura de um especialista, mas colocaremos alguns pontos

Fazer um plano é uma forma de se manter concentrado em seu objetivo, a força de vontade nessa questão é predominante, estar alinhado com seus objetivo é um ponto chave.

Se manter ocupado – Buscar formas que mantenham sua mente ocupada é uma solução, fazer algo diferente, mascar chicletes, ir ao cinema, biblioteca fazem diferença

Evitar gatilhos – Os gatilhos são pessoais e são coisas que remetem a intenção/desejo de fumar. Isso varia de pessoa para pessoa, mas evitar cafeína que pode te deixar nervoso, passar mais tempos onde não se pode fumar, ficar longe de isqueiros, cinzeiros, passar um tempo maior com não fumantes.

O portal terra em um artigo citou sobre as âncoras (gatilhos), em certos estados mentais e citou 5 frases que ajudam nessas fases:

1) Tão naturalmente quanto respiro, reorganizo meus recursos para me tornar mais saudável.

2) Quais comportamentos novos podem ser interessantes para fluir de forma mais saudável nos ambientes em que eu fumava?

3) Por que é importante construir esse resultado, e quais recursos e capacidades podem me levar a novos comportamentos nesses ambientes?

4) Quem eu me torno mudando rapidamente? Como isso impacta positivamente o meu projeto de vida e tudo mais à minha volta?

5) Esse resultado é possível de ser alcançado, eu tenho todos os recursos para isso e, mais que qualquer coisa, eu mereço o que existe de melhor para a minha vida!

Ajuda profissional

Citamos algumas dicas e elas vão te ajudar, mas o acompanhamento de um profissional tem de ser um pilar nesse caminho.

Ele vai te auxiliar e indicar outras ferramentas para ajudar nesse processo.

O uso de adesivo, remédios, tiras entre outras, poderão potencializar essa jornada.

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