Design sem nome 3

Seguro de Carga: como funciona e como contratar?

Você anda considerando contratar um seguro de carga, mas não tem certeza se isso é algo necessário? Bom, já imaginou perder todo o valor de uma boa venda por causa de danos às suas mercadorias? Em casos como esse, o prejuízo pode ser decisivo para o funcionamento do seu negócio! Nesse sentido, garantir que suas vendas sejam entregues com total segurança é garantir parte importante do sucesso financeiro do seu empreendimento. Portanto, ter um bom seguro de transporte de carga é essencial atualmente!

O que é o Seguro de Cargas?

O seguro de transporte de carga protege as mercadorias desde a saída do fornecedor até a entrega ao comprador. Ou seja, ele pode proteger os bens em caso de acidente, roubo ou furto e garante indenizações por danos causados à carga.

Como funciona o Seguro de Cargas?

Primeiramente, é fundamental entender as coberturas que seu seguro oferece. Isto é, a cobertura básica e as adicionais. Vale dizer ainda que a cobertura básica está disponível em algumas modalidades e cobre danos causados à carga, como acidentes ou danos causados por aumento de temperatura, enchentes, etc. Normalmente, o seguro de transporte de carga cobre apenas o trajeto até o destino final de entrega da carga. Porém, é possível estender a proteção para períodos em que os bens estiverem em armazéns. Além disso, é importante frisar que ao contratar, ele valerá por um determinado período e incluirá as viagens feitas dentro desse período.

O Seguro de Carga é obrigatório?

Sim, ele é obrigatório para qualquer transporte de carga rodoviário em território nacional. Além disso, a legislação que regula essas operações diz respeito tanto ao transportador quanto ao embarcador. Logo, quem atua na área deve saber que, de acordo com o artigo 20 do Decreto-Lei nº 73/1966 e o artigo 10 do Decreto nº 61.867/1967, são obrigatórios o Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (RCTR-C) — para transportadores — e o Seguro de Transporte Nacional — para embarcadores. Assim, caso a sua empresa não tenha contratado uma apólice obrigatória, é indicado que você entre logo em contato com uma corretora de seguros. As organizações que não cumprem a legislação não conseguem renovar seu registro junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e podem ser multadas.

Qual o valor do Seguro de Carga?

O valor do seguro de carga varia de acordo com a seguradora escolhida. Isso é explicado pelos fatores que as seguradoras consideram ao definir um valor para o seguro. Como, por exemplo:

  • Tipo de mercadoria que será transportada (perecível ou não);
  • Tipo de embalagem da mercadoria;
  • Tipo de veiculo que fará o transporte;
  • Período da viagem e local da entrega;
  • Periodicidade das ocorrências da cobertura;
  • Origem e destino;
  • Medidas de gerenciamento de risco;
  • Valores de indenização.

Como escolher o melhor Seguro de Cargas?

Acima, você descobriu como funcionam os seguros de transporte de carga e a importância de contratar um para enviar suas mercadorias com segurança. Nada melhor do que contar com uma corretora experiente! Assim, com o apoio de uma equipe qualificada, você terá mais tranquilidade para fechar seus negócios e buscar o sucesso do seu empreendimento!

Faça já sua cotação do Seguro de Carga CLICANDO AQUI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *