Descubra sobre Perfil Comportamental, Qual o seu?

Somos diferentes um dos outros, pensamos de uma forma enquanto o próximo pensa diferentes, porém há pessoas que tem pensamento próximos aos nossos, pelo menos em sua base.

Com os estudos psicológicos voltados a nosso perfil comportamento foi desenvolvido algumas aplicações para entender cada tipo.

 

Importância

Por mais que muitos gostam da semelhança equipes de sucesso são formadas por diferentes tipos de comportamentos, pois uma completa a outra, uma habilidade precisa da outra.

O seu perfil comportamental pode mostrar sua forma, podendo assim mostrar seus pontos fortes, como também pontos que você pode melhorar e encaixar, assim como identificar a forma que sua equipe funciona, podendo maximizar resultados e entender melhor as pessoas a sua volta, ajudar a gerir conflitos internos.

Por sua vez, descobrir os perfis comportamentais pode te ajudar a crescer e se desenvolver, melhorando seus relacionamento, produtividade e quem sabe podendo te promover.

Identificando seu perfil

Há diferentes métodos para identificar o perfil comportamental, muito o utilizado e também eficiente é o método DISC, usado em entrevistas e sites de recrutamento.

DISC – Dominância – Influência – Estabilidade – Conformidade

Dominância

Pessoas que são voltadas a desafios, competitivas, são ousadas, rápidas, ativas, lógicas e questionadoras. Sempre valorizam o resultado atingido.

Medo: Perder autonomia, posição; medo em falhar.

Influência

Receptivas e agradáveis, são tolerantes, conseguem influenciar e agregar as pessoas. Valorizam o social e as relações, utilizam a persuasão.

Medo: Ficar sozinho, ser rejeitado, de dizer não, pois tem medo de ferir o relacionamento

Estabilidade

Calmas e atenciosas, são mais cautelosas, um pouco diferente do anterior são um pouco mais reservadas, porém gostam do trabalho em equipe o “fazer junto”, valorizam muito o próximo.

Medo: De se arriscar, dar opinião dos outros e de perder o controle.

Conformidade

Gostam e processos, usam muito da lógica, questionam e ao lidar com pessoas são tidas como frias. Buscam a exatidão e o controle, utilizam de qualidade e organização.

Medo: Conflitos, de errar e não ter pensado em todas possibilidades.

Benefícios

Conhecendo melhor aos perfis e adquirindo um autoconhecimento maior, podemos nos atentar melhora a nossas ações, melhorando em certos aspectos e corrigindo outros.

Podemos olhar melhor a nossa equipe podendo trazer relacionamentos e resultados melhores.

Qual o seu tipo comportamental?

Com qual você se identificou?

Comente qual seu tipo comportamental e relate suas experiências e o que quer melhorar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *